302

Perturbações do Espectro do Autismo: Conhecer - Compreender - Intervir turma PAE86T01

Apresentação

No contexto de uma Escola Inclusiva e obrigatóra para todos, é fundamental dotar os professores de conhecimentos e competências que possibilitem uma intervenção ajustada às especificidades de uma população discente tão heterogénea. As perturbações do espetro do autsmo constituem, atualmente, uma franja significativa dos alunos, os quais necessitam de um acompanhamento por parte de profissionais informados e preparados para responder, de forma ajustada, às suas necessidades educativas. Esta ação de formação visa, também, constituir-se um espaço de diálogo, reflexão e partilha de experiências pedagógicas, potenciador de uma melhor preparação de todos os agentes educativos e fomentador de ambientes seguros e estimulantes nas escolas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer e aplicar os princípios de uma Educação Inclusiva, contemplando a Abordagem Multinível e o Desenho Universal para a Aprendizagem – Decretos-Leis n.º 54 e 55/2018, de 6 de julho; - Compreender a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) – conceptualização - etiologia – características neurocomportamentais; - Apropriar-se de estratégias para a intervenção em contexto de aprendizagem/sala de aula (abordagem sistémica; práticas e estratégias de intervenção; Programas específicos na PEA); - Desenvolver competências (saberes teóricos e práticos) para trabalho em rede – Equipas de Intervenção Precoce (ELI) e EMAEI.

Conteúdos

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas - Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: o os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; o a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; o o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; o a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; o a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem). Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula • Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas. • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. Módulo 4 - Perturbações do Espectro do Autismo - Conceptualização; Etiologia e Características Neurocomportamentais. Módulo 5 - Modelos e Métodos de Intervenção; Módulo 6 - Práticas de trabalho em rede.

Metodologias

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Os docentes devem ser desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses, expetativas e experiências profissionais dos formandos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line

Bibliografia

Martins, A. (2006). Autista, quem…? Eu?. Lisboa: Livros e Livros;Pereira, E. (1996). Autismo: do conceito à pessoa. Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação;Pereira, E. (1999). Autismo: o significado como processo central. Dissertação de Doutoramento. Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência;Pereira, M. C. (2006). Autismo – uma perturbação pervasiva do desenvolvimento. Vila Nova de Gaia: Gailivro;Williams, C. e Wright, B. (2008). Convivendo com autismo e síndrome de asperger – estratégias práticas para pais e profissionais. São Paulo: M.Book

Observações

A turma será constituída por 15 formandos.

Formador

Charlotte Fabienne Veiga Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
2 15-03-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
3 22-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
4 22-03-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
5 29-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
6 29-03-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
7 02-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 15-03-2025
Fim: 02-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133915/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: em regime on-line