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Disseminação de experiências resultantes da participação em cursos Erasmus+ turma C29T01

Apresentação

No âmbito do Programa Erasmus+, vários docentes do Agrupamento Abade de Baçal têm realizado cursos de formação de temáticas variadas e de grande interesse já que podem contribuir para a melhoria do conhecimento, do bem-estar e das práticas pedagógicas Neste sentido, considerou-se relevante partilhar estas experiências com os professores através de um curto encontro formativo no qual serão abordados quatro cursos frequentados por docentes sobre estratégias de gestão da sala de aula, formas de melhorar o bem-estar e aliviar o stress, ferramentas de desenvolvimento da comunicação, colaboração, espírito crítico e criatividade e integração do Renascimento italiano na sala de aula, resultante da consciência da relevância de todas estas áreas na prática quotidiana de todos os docentes. A gestão da sala de aula é um desafio cada vez mais relevante na escola atual, dada a diversidade de experiências que os alunos apresentam e os desafios que a sociedade atual traz. Do mesmo modo, a ansiedade e o bem-estar são temas prementes, já que são conhecidos os inúmeros problemas que docentes e discentes apresentam decorrentes da incapacidade de gerir as suas emoções e adotar estratégias que lhes permitam melhorar os eu estado emocional. Além disso, comunicação, colaboração, espírito crítico e criatividade são competências-chave para os alunos do século XXI que é essencial trabalhar. Finalmente, o gosto pela arte e o seu conhecimento resultam da articulação desta área com os saberes de diversas disciplinas. Neste sentido, o Renascimento é um dos movimentos artísticos mais significativos na História da Europa, tendo um impacto transversal a todos os domínios das artes e atingindo de forma significativa a grelha conceptual que organiza as artes antes e, fundamentalmente, depois da sua ocorrência. Como seria expectável, o Renascimento alterou também de forma significativa a arte em Portugal (basta observar o trajeto do mais emblemático poeta português do Renascimento, Luís de Camões, para aceder a essa transformação significativa). Os conteúdos dos cursos frequentados relacionam-se diretamente com as práticas letivas e visam a melhoria das aprendizagens dos alunos, já que procuram promover ações que melhoram o bem-estar, o que tem implicações diretas no contexto letivo e visam a promoção de metodologias ativas e de motivação como forma de combater a indisciplina. Tal como referido anteriormente, há uma relação muito próxima entre o trabalho sobre o Renascimento e sobre Florença e os conteúdos trabalhados em alguns anos letivos, nomeadamente o trabalho ao nível da poesia camoniana, “Os Lusíadas”, o Maneirismo e o Barroco. Numa época em que tanto se fala de bem-estar e saúde mental é de extrema importância, no exercício da nossa profissão, ter conhecimento de alguns conceitos básicos de fisiologia e psicologia (por exemplo, stress, bem-estar, burnout) e compreender as causas da reação ao stress e os efeitos do stress no corpo e na mente. Para que tal aconteça iremos descobrir as oito dimensões do bem estar, aliviar a ansiedade no dia a dia com truques e ferramentas práticas e falar sobre estratégias para melhorar o sono e a nutrição através de truques simples e pequenas mudanças no estilo de vida assim como a importância de praticar exercícios simples de relaxamento e bem-estar e ainda aplicar estratégias básicas para prevenção do burnout.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Incrementar o espírito de partilha entre pares. - Motivar os docentes para a diversificação de metodologias de aprendizagem. - Incentivar o recurso a metodologias ativas. - Conhecer estratégias de promoção do bem-estar e de alívio do stress. - Compreender o impacto do Renascimento em Florença na arte, cultura e sociedade. - Analisar as principais figuras do Renascimento florentino, como artistas, filósofos e mecenas. - Explorar a relação entre a arte, a ciência e o pensamento humano durante o Renascimento. - Entender o papel de Florença como centro de inovação e como a cidade que contribuiu para as mudanças na Europa.

Conteúdos

- Competências chave para os alunos do século XXI - Os 4Cs: Criatividade, Pensamento Crítico, Comunicação e Colaboração nas Escolas. - Técnicas de mindfulness. - Características de aprendizagem centrada no aluno. - Estratégias de motivação de alunos inativos. - Criação de ambientes de aprendizagem enriquecidos. - Estratégias de desenvolvimento cognitivo. - Tipos de conflitos e benefícios da mediação. - Definição do Renascimento e sua transição da Idade Média para a Idade Moderna. - Características gerais do Renascimento: humanismo e a cultura clássica. - Contexto Histórico de Florença no século XV:uma cidade rica, governada pela família Medici; o papel dos comerciantes na promoção do Renascimento. - Principais Artistas e Obras: Michelangelo - Sua juventude em Florença e as suas grandes obras, como o "David"; a Família Medici - Como os Medici promoveram a arte e a cultura, patrocinando artistas, arquitetos e filósofos; Obras de arte de museus como a Galeria Uffizi (Florença).

Metodologias

A metodologia da ação será expositiva - webinar.

Modelo

A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line

Formador

Luísa Maria Afonso Fernandes Diz Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-02-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 19-02-2025
Fim: 19-02-2025
Acreditação: CDCP25-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: em regime on-line