
II SEMINÁRIO DE NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO turma C36T01
Apresentação
A Neurodiversidade é importante na nossa Sociedade. Nem sempre compreendida, é capital a sensibilização da Comunidade e a formação dos profissionais do setor da Educação visando a promoção ativa da Inclusão.
Destinatários
Educadores e Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores e Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer diversas formas de neurodiversidade - Aprofundar conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento - Adquirir ferramentas de intervenção na neurodiversidade.
Conteúdos
10 de maio Moderação Charlotte Coelho 10h00 Sessão de Abertura (HTQ, CMB, IPB, ESSCV, CFAEBN) 10h30 MIGUEL PALHA O meu coração abre-se à tua voz Médico Neuropediatra, Diretor Clínico do Centro Infantil de Desenvolvimento DIFERENÇAS, Lisboa Moderação Tânia Saldanha 12h00 - PEDRO SAMUEL PINTO Perturbações do Neurodesenvolvimento Médico Pedopsiquiatra, Hospital Terra Quente/Unidade Local de Saúde do Nordeste Moderação Ana Rita Bodas 14H00 - JOÃO FARIA Adições à Internet em Crianças e Jovens Psicólogo Clínico, Coordenador do Núcleo do PIN ligado à intervenção no uso da internet e telecomunicações 14h30 - CRISTINA GONÇALVES Projeto Leitura Inclusiva Docente Agrupamento de Escolas de Vinhais e Bolseira EPIS 15H00 PEDRO CHAGAS FREITAS A Raridade das Coisas Banais Escritor Best-Seller Moderação Diogo Nóbrega 16H30 MAFALDA LEITÃO Perturbações do Sono em Crianças e Jovens Psicóloga Clínica, Hospital Beatriz Ângelo e Coordenadora do Núcleo das Perturbações do Sono do PIN 17H00 CHARLOTTE COELHO Autismo no Ensino Superior Psicóloga Hospital Terra Quente/Hospital Privado de Bragança 17H30 ANA SANTOS Projeto Inclusivo Café Joyeux Associação VilacomVida - CAFÉ JOYEUX Portugal 18H00 Sessão de Encerramento 17 de maio Moderação Ana João Alves 10h00 ANA PRADA Perturbações do Neurodesenvolvimento e Inclusão Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança 10h30 CARLA LIMA Educação Inclusiva Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança Moderação Charlotte Coelho 11H30 MARIA ADALGISA BABO Neurodiversidaade e Inclusão Presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Professores de Educação Especial 12H00 ROSALINA VEIGA Inclusão e Programas Educativos Individuais Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Moderação Dina Carvalho 14H00 TÂNIA SALDANHA Crianças com NEE: o papel da escola na educação inclusiva Psicóloga Hospital Terra Quente/Hospital Privado de Bragança 14h30 ANA SOFIA COELHO A Saúde Escolar na Inclusão Enfermeira Saúde Escolar, Unidade Local de Saúde do Nordeste 15H00 ANA JOÃO ALVES A importância do brincar no desenvolvimento Psicomotricista, Hospital Privado de Bragança 15H30 MAGDA FLORÊNCIO A importância da Comunicação nas Perturbações do Neurodesenvolvimento Terapeuta da Fala pós-graduada em Comunicação Aumentativa e Alternativa Moderação Diana Costa 16H00 MARIANA MAGALHÃES Para além da Neurodiversidade:importância de cuidar de quem cuida Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha do Alto Tâmega 16H30 LUÍSA MANGAS Cuidadores de pessoas neurodivergente: um grupo de autoajuda Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha do Alto Tâmega 17H00 MOMENTO CULTURAL 18H00 Sessão de Encerramento
Metodologias
- Abordagem teórico-prática e demonstrativa; - Discussão
Avaliação
A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: - Participação (40%); - Produção de relatório critico (60%). A Avaliação dos Formandos é uma avaliação individual que contempla uma Classificação Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respectivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line
Bibliografia
Bandeira de Lima, C. (2012). Perturbações do Espectro do Autismo - Manual prático de intervenção. LisboaLidel.Grant, D.(2009).The psychological assessment of neurodiversity. In D. Pollak (Ed.), Neurodiversity in Higher Education (pp.33-62). Chichester, UKWiley- BlackAustin, RD.,& Pisano, G.P. (2017). Neurodiversity as a competitive advantage. Harvard Business Review, 96-103
Anexo(s)
Observações
Website - https://neurodiversidadeeinclusao.pt/
Formador
Charlotte Fabienne Veiga Coelho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 17-05-2025 (Sábado) | 10:00 - 12:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 17-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |