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II SEMINÁRIO DE NEURODIVERSIDADE E INCLUSÃO turma C36T01

Apresentação

A Neurodiversidade é importante na nossa Sociedade. Nem sempre compreendida, é capital a sensibilização da Comunidade e a formação dos profissionais do setor da Educação visando a promoção ativa da Inclusão.

Destinatários

Educadores e Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores e Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer diversas formas de neurodiversidade - Aprofundar conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento - Adquirir ferramentas de intervenção na neurodiversidade.

Conteúdos

10 de maio Moderação – Charlotte Coelho 10h00 – Sessão de Abertura (HTQ, CMB, IPB, ESSCV, CFAEBN) 10h30 – MIGUEL PALHA “O meu coração abre-se à tua voz” Médico Neuropediatra, Diretor Clínico do Centro Infantil de Desenvolvimento DIFERENÇAS, Lisboa Moderação – Tânia Saldanha 12h00 - PEDRO SAMUEL PINTO “Perturbações do Neurodesenvolvimento” Médico Pedopsiquiatra, Hospital Terra Quente/Unidade Local de Saúde do Nordeste Moderação – Ana Rita Bodas 14H00 - JOÃO FARIA – “Adições à Internet em Crianças e Jovens” Psicólogo Clínico, Coordenador do Núcleo do PIN ligado à intervenção no uso da internet e telecomunicações 14h30 - CRISTINA GONÇALVES “Projeto Leitura Inclusiva” Docente Agrupamento de Escolas de Vinhais e Bolseira EPIS 15H00 – PEDRO CHAGAS FREITAS “A Raridade das Coisas Banais” Escritor – Best-Seller Moderação – Diogo Nóbrega 16H30 – MAFALDA LEITÃO ”Perturbações do Sono em Crianças e Jovens” Psicóloga Clínica, Hospital Beatriz Ângelo e Coordenadora do Núcleo das Perturbações do Sono do PIN 17H00 – CHARLOTTE COELHO “Autismo no Ensino Superior” Psicóloga Hospital Terra Quente/Hospital Privado de Bragança 17H30 – ANA SANTOS “Projeto Inclusivo Café Joyeux” Associação VilacomVida - CAFÉ JOYEUX Portugal 18H00 – Sessão de Encerramento 17 de maio Moderação – Ana João Alves 10h00 – ANA PRADA “Perturbações do Neurodesenvolvimento e Inclusão” Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança 10h30 – CARLA LIMA “Educação Inclusiva” Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança Moderação – Charlotte Coelho 11H30 – MARIA ADALGISA BABO “Neurodiversidaade e Inclusão” Presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Professores de Educação Especial 12H00 – ROSALINA VEIGA “ Inclusão e Programas Educativos Individuais” Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Moderação – Dina Carvalho 14H00 – TÂNIA SALDANHA “Crianças com NEE: o papel da escola na educação inclusiva” Psicóloga Hospital Terra Quente/Hospital Privado de Bragança 14h30 – ANA SOFIA COELHO “A Saúde Escolar na Inclusão” Enfermeira Saúde Escolar, Unidade Local de Saúde do Nordeste 15H00 – ANA JOÃO ALVES “A importância do brincar no desenvolvimento” Psicomotricista, Hospital Privado de Bragança 15H30 – MAGDA FLORÊNCIO “A importância da Comunicação nas Perturbações do Neurodesenvolvimento” Terapeuta da Fala pós-graduada em Comunicação Aumentativa e Alternativa Moderação – Diana Costa 16H00 – MARIANA MAGALHÃES – “Para além da Neurodiversidade:importância de cuidar de quem cuida” Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha do Alto Tâmega 16H30 – LUÍSA MANGAS – “Cuidadores de pessoas neurodivergente: um grupo de autoajuda” Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha do Alto Tâmega 17H00 – MOMENTO CULTURAL 18H00 – Sessão de Encerramento

Metodologias

- Abordagem teórico-prática e demonstrativa; - Discussão

Avaliação

A Avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: - Participação (40%); - Produção de relatório critico (60%). A Avaliação dos Formandos é uma avaliação individual que contempla uma Classificação Quantitativa na Escala de 1 a 10, conforme o previsto no ECD, devendo constar do respectivo Certificado, de acordo com a seguinte escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line

Bibliografia

Bandeira de Lima, C. (2012). Perturbações do Espectro do Autismo - Manual prático de intervenção. LisboaLidel.Grant, D.(2009).The psychological assessment of neurodiversity. In D. Pollak (Ed.), Neurodiversity in Higher Education (pp.33-62). Chichester, UKWiley- BlackAustin, RD.,& Pisano, G.P. (2017). Neurodiversity as a competitive advantage. Harvard Business Review, 96-103

Anexo(s)

Programa - 10 de maio

Programa - 17 de maio

Observações

Website - https://neurodiversidadeeinclusao.pt/

Formador

Charlotte Fabienne Veiga Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-05-2025 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 10-05-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 17-05-2025 (Sábado) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
4 17-05-2025 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 10-05-2025
Fim: 17-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132986/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Auditório da ESTIG-IPB, Bragança

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