
Novos padrões de comportamentos aditivos em jovens turma C38T01
Apresentação
A adolescência é uma fase marcada por intensas transformações físicas, emocionais e sociais. Adicionalmente, na atualidade os jovens enfrentam uma série de desafios que aumentam o risco de experimentarem comportamentos aditivos, sejam relacionados com o uso de substâncias, como álcool e drogas, ou comportamentos sem substâncias, como jogo, uso excessivo de tecnologia e redes sociais. A problemática dos comportamentos aditivos está em constante evolução, com novas substâncias e comportamentos emergindo regularmente. Esses comportamentos podem ter consequências significativas para a saúde mental e física dos jovens, além de impactar o seu desempenho académico e as suas relações interpessoais. Neste contexto, a formação de docentes nesta temática torna-se essencial. Os educadores e professores desempenham um papel crucial na vida dos alunos, muitas vezes sendo a primeira linha de deteção, apoio e orientação. No entanto, para que possam atuar de maneira eficaz, é fundamental que estejam bem informados sobre os novos padrões de comportamentos aditivos que emergem na sociedade contemporânea. A compreensão dessas dinâmicas permite que os professores identifiquem sinais de alerta, mas também desenvolvam estratégias de prevenção e intervenção adequadas. A formação contínua dos docentes sobre esta temática contribui também para a criação de um ambiente escolar mais seguro e positivo, onde os alunos se sintam confortáveis para discutir as suas preocupações e pedir ajuda quando necessário. A formação proposta é transversal a diferentes áreas fulcrais no exercício docente e no Perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória, destacando-se: Compreensão do desenvolvimento adolescente; Atualização sobre novos padrões de consumos; Identificação de Sinais de Alerta de comportamentos aditivos; Impacto dos comportamentos aditivos na saúde global, nas relações interpessoais e no desempenho académico; Promoção de um ambiente de aprendizagem positivo; Desenvolvimento competências sociais e emocionais; Promoção do espírito crítico e da assertividade de crianças e jovens; Colaboração Interdisciplinar: Responsabilidade Social e cidadania
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Promover a reflexão sobre as etapas de desenvolvimento e as características da adolescência 2. Atualizar conhecimentos sobre novas tendências de consumos, adições sem substância e interações dos mais jovens 3. Discutir novos padrões de consumo na atualidade: características e consequências 4. Abordar os comportamentos aditivos sem sustância: realidades e impacto 5. Capacitar os docentes para intervenção construtiva na área dos comportamentos aditivos: discussão da temática, fatores protetores, tomada de decisão 6. Apoiar na identificação de Sinais de Alerta de problemas relacionados com adições 7. Promover um Ambiente Escolar Positivo 8. Fomentar Colaboração Interdisciplinar
Conteúdos
1. Etapas de desenvolvimento e as características da adolescência 2. Novas tendências de consumos, adições sem substância e interações dos mais jovens 2.1. Padrões de consumo na atualidade: características e consequências 2.2. Comportamentos aditivos sem substância: realidades e impacto 3. Sinais de Alerta de problemas relacionados com adições 4. Estratégias de discussão das temáticas de forma ativa e com enquadramento interdisciplinar 5. Papel da escola na prevenção e intervenção nos comportamentos aditivos
Metodologias
Dinâmica de grupo
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Anexo(s)
Formador
Ana Sofia Coelho Carvalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |