
Saúde Emocional e Bem-Estar: Estratégias para uma Vida Equilibrada turma C42T01
Apresentação
A formação tem como objetivo inspirar os participantes a descobrir e ativar o seu potencial motivacional, tanto em contextos pessoais como profissionais. Através de técnicas práticas, reflexões e dinâmicas interativas, os formandos aprenderão a identificar fatores que influenciam a sua motivação, a superar obstáculos e a manter o foco em objetivos de longo prazo. A ação proporcionará ferramentas para desenvolver resiliência, aumentar o empenho e transformar desafios em oportunidades, promovendo uma mentalidade positiva e proativa. A formação é dirigida a profissionais de todos os grupos disciplinares, interessados em alcançar uma maior realização pessoal e profissional, crescimento e superação contínuos. Nas escolas professores e alunos são, para além de outros intervenientes educativos, os principais atores no processo ensino-aprendizagem, que se revela por vezes difícil devido a fatores múltiplos, entre os quais a desmotivação que se tem verificado no pessoal docente. Esta está associada a várias razões entre as quais questões relacionadas com a progressão na carreira, salariais, burocratização da educação e como refere um estudo realizado em Portugal devido à “falta de reconhecimento profissional (57%), a indisciplina na sala de aula (52%) e a extensão dos programas (30%)”(https://fmleao.pt/wp-content/uploads/2016/09/FML_PREOCUPACOES_MOTIVACOES_PROFESSORES_FINAL_baixa.pdf) . De acordo com a mesma fonte, num estudo realizado por duas investigadoras da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) a 800 docentes averiguou-se que os professores apresentam “elevados níveis de "burnout" – estado de esgotamento físico e mental provocado pela vida profissional”. A motivação dos professores surge da necessidade em promover autorreflexão sobre as suas fortalezas e colocá-las ao serviço do conhecimento e de agentes educativos, provocando um sentimento positivo e de felicidade, potenciador das suas fortalezas pessoais. O professor/agente educativo motivado consegue influenciar os que o rodeiam, família, amigos, pares de trabalho e alunos gerando um ambiente positivo, potenciador de mentes curiosas, pensamentos concretos, condutas e emoções.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Identificar fatores que influenciam o equilíbrio emocional, como o stress, a ansiedade, os relacionamentos e os hábitos de vida - Refletir sobre formas de estabelecer limites saudáveis nas relações pessoais e profissionais, promovendo o respeito mútuo e o equilíbrio emocional - Promover um ambiente escolar motivador - Incentivar a criação de ambientes positivos, tanto no trabalho como na vida pessoal, que favoreçam a saúde mental e emocional - Explorar estratégias práticas de autocuidado e regulação emocional, como o exercício físico, técnicas de mindfulness, gestão do tempo e práticas de relaxamento.
Conteúdos
1.ª Sessão (presencial) – 2 horas - Apresentação da ação: programa e desenvolvimento - Sentimentos de stress e burnout - Noções de stress e burnout - Prevenção do stress e burnout - Cuidados para uma vida saudável - A importância da prática regular de exercício físico - Desporto Escolar na Comunidade - Atividades práticas: treino multifuncional 2.ª Sessão (presencial) – 2 horas - A importância da respiração consciente na gestão do stress - Exercícios práticos - Fundamentos e benefícios do Mindfulness - Breve prática de atenção plena - Fundamentos da Biblioterapia - Benefícios da Leitura e da Biblioterapia - A Biblioterapia na prática - Introdução ao Reiki e sua filosofia - Benefícios do Reiki - Prática do Reiki: como funciona - Exercícios simples de Reiki para o autocuidado - A importância da energia pessoal e o equilíbrio energético - Exercício prático de meditação
Metodologias
Jornada
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Formador
Lurdes Fernandes Nicolau
Maria Teresa Soares de Bastos Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |