
O Scratch na Educação Musical turma PAE59T01
Apresentação
A ação de formação tem como objetivo mostrar as potencialidades da ferramenta Scratch no trabalho com os alunos no âmbito da educação musical, nomeadamente na aprendizagem das figuras rítmicas e no desenvolvimento das leituras rítmicas e melódicas. O Scratch é um software de programação baseado na linguagem LOGO (linguagem de programação interativa cujo resultado é mostrado de imediato, permitindo a identificação imediata de erros e a sua correção. É uma linguagem destinada sobretudo a crianças e jovens baseada na teoria construcionista de Papert). Através da utilização de tecnologias na sala de aula, pretende-se que o aluno passe de um mero ouvinte atento e passivo do saber do professor para interveniente ativo na construção do seu próprio conhecimento ganhando, assim, um maior protagonismo na sua própria aprendizagem. Segundo Botelho (2009) a interação com os computadores estimula a comunicação verbal e a colaboração entre as crianças (p.115). Poderá então o Scratch impulsionar este processo? Acreditamos que sim uma vez que permite que os alunos se envolvam de uma forma dinâmica nas atividades propostas, desenvolvendo, de forma criativa, a sua capacidade de resolução de problemas, possibilitando novas formas e novos contributos de aprendizagem para a Iniciação Musical.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610.
Objetivos
- Conhecer o Scratch e as suas funções base; - Gravar e modificar sons com o Scratch; - Programar diferentes ações para a concretização de frases rítmicas e/ou melódicas.
Conteúdos
- Apresentação, cronograma, diagnóstico e contacto com as ferramentas a utilizar (2 horas síncronas) - Conceito de programar; Como funciona a programação por blocos; Apresentação e introdução ao Scratch (1 hora síncrona + 1 hora assíncrona). - As funções base no Scratch (movimento, controlo, aparência e eventos); A mudança de cenário; Programação de ações simples (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas). - Construção de frases rítmicas e melódicas; Programação de sons e silêncios de diferentes durações; Alteração de andamento; Alteração de timbres; Programação de diferentes ações em simultâneo ou ações que se desencadeiam mediante diferentes eventos (ações/ordens) (1 hora síncrona + 4 horas assíncronas) . - Programação de uma ação utilizando sensores e operadores; Programação de várias ações em simultâneo utilizando sensores e operadores (1 hora síncrona + 4 horas assíncronas). - Gravação e modificação de sons com o Scratch; Utilização de sons gravados e/ ou modificados nas ações programadas (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas). - Realização e apresentação do Trabalho Final (2 horas assíncrona + 1 hora síncrona).
Metodologias
A formação decorre em sessões síncronas (online) combinadas com sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite para entrega das tarefas. Cada uma das sessões é dividida em dois momentos: a apresentação e exploração das ferramentas e suas potencialidades e o tempo de exploração de cada uma dessas ferramentas. Em cada uma das sessões os formandos são convidados a desenvolver uma atividade individual na qual terão de aplicar os novos conhecimentos e os anteriormente adquiridos. No final, os formandos deverão ser capazes de realizar funções simples com a ferramenta Scratch e de a utilizarem na concretização de atividades com os seus alunos no âmbito da disciplina de Educação Musical.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, e tendo por base a participação nas atividades e realização das tarefas propostas, o trabalho final elaborado e apresentado pelos formandos e a reflexão crítica.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Bibliografia
Jesus, C., Vasconcelos, J, B., & Lima, R. (2016). Scratch e Kodu Iniciação à Programação no Ensino Básico. Lisboa: FCA Editora.Papert, S. (2008). A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da Informática. Artmed Editora.Wainewright, M. (2016). Vamos Programar, Cria os teus Próprios Jogos e Programas de Computador. BooksmileSantos, Hugo Renato Saraiva (2020): O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical. https://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/7498
Observações
A turma será constituída por 15 formandos.
Formador
Vitor Hugo Martins Leonardo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
3 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
4 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
5 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
7 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
9 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
10 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |
11 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
12 | 12-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
13 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 19:30 | 1:00 | Online síncrona |