328

O Scratch na Educação Musical turma PAE59T01

Apresentação

A ação de formação tem como objetivo mostrar as potencialidades da ferramenta Scratch no trabalho com os alunos no âmbito da educação musical, nomeadamente na aprendizagem das figuras rítmicas e no desenvolvimento das leituras rítmicas e melódicas. O Scratch é um software de programação baseado na linguagem LOGO (linguagem de programação interativa cujo resultado é mostrado de imediato, permitindo a identificação imediata de erros e a sua correção. É uma linguagem destinada sobretudo a crianças e jovens baseada na teoria construcionista de Papert). Através da utilização de tecnologias na sala de aula, pretende-se que o aluno passe de um “mero” ouvinte atento e passivo do saber do professor para interveniente ativo na construção do seu próprio conhecimento ganhando, assim, um maior protagonismo na sua própria aprendizagem. Segundo Botelho (2009) “a interação com os computadores estimula a comunicação verbal e a colaboração entre as crianças” (p.115). Poderá então o Scratch impulsionar este processo? Acreditamos que sim uma vez que permite que os alunos se envolvam de uma forma dinâmica nas atividades propostas, desenvolvendo, de forma criativa, a sua capacidade de resolução de problemas, possibilitando novas formas e novos contributos de aprendizagem para a Iniciação Musical.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610.

Objetivos

- Conhecer o Scratch e as suas funções base; - Gravar e modificar sons com o Scratch; - Programar diferentes ações para a concretização de frases rítmicas e/ou melódicas.

Conteúdos

- Apresentação, cronograma, diagnóstico e contacto com as ferramentas a utilizar (2 horas síncronas) - Conceito de programar; Como funciona a programação por blocos; Apresentação e introdução ao Scratch (1 hora síncrona + 1 hora assíncrona). - As funções base no Scratch (movimento, controlo, aparência e eventos); A mudança de cenário; Programação de ações simples (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas). - Construção de frases rítmicas e melódicas; Programação de sons e silêncios de diferentes durações; Alteração de andamento; Alteração de timbres; Programação de diferentes ações em simultâneo ou ações que se desencadeiam mediante diferentes eventos (ações/ordens) (1 hora síncrona + 4 horas assíncronas) . - Programação de uma ação utilizando sensores e operadores; Programação de várias ações em simultâneo utilizando sensores e operadores (1 hora síncrona + 4 horas assíncronas). - Gravação e modificação de sons com o Scratch; Utilização de sons gravados e/ ou modificados nas ações programadas (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas). - Realização e apresentação do Trabalho Final (2 horas assíncrona + 1 hora síncrona).

Metodologias

A formação decorre em sessões síncronas (online) combinadas com sessões assíncronas, de modo a que os formandos possam gerir o tempo na realização das atividades propostas, devendo apenas respeitar as datas limite para entrega das tarefas. Cada uma das sessões é dividida em dois momentos: a apresentação e exploração das ferramentas e suas potencialidades e o tempo de exploração de cada uma dessas ferramentas. Em cada uma das sessões os formandos são convidados a desenvolver uma atividade individual na qual terão de aplicar os novos conhecimentos e os anteriormente adquiridos. No final, os formandos deverão ser capazes de realizar funções simples com a ferramenta Scratch e de a utilizarem na concretização de atividades com os seus alunos no âmbito da disciplina de Educação Musical.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, e tendo por base a participação nas atividades e realização das tarefas propostas, o trabalho final elaborado e apresentado pelos formandos e a reflexão crítica.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Bibliografia

Jesus, C., Vasconcelos, J, B., & Lima, R. (2016). Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico. Lisboa: FCA Editora.Papert, S. (2008). A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da Informática. Artmed Editora.Wainewright, M. (2016). Vamos Programar, Cria os teus Próprios Jogos e Programas de Computador. BooksmileSantos, Hugo Renato Saraiva (2020): O contributo da linguagem de programação Scratch no ensino da iniciação musical. https://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/7498

Observações

A turma será constituída por 15 formandos.

Formador

Vitor Hugo Martins Leonardo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 08-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online síncrona
3 12-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
4 15-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online síncrona
5 19-05-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
6 22-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online síncrona
7 26-05-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
8 29-05-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online síncrona
9 02-06-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
10 05-06-2025 (Quinta-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online síncrona
11 09-06-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
12 12-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
13 16-06-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 19:30 1:00 Online síncrona
Início: 05-05-2025
Fim: 16-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126333/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: em regime on-line

INSCREVER-ME