
Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino da Educação Física: Ginástica do 3.º ao 6.º ano de escolaridade turma PAE19T01
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científica e didática dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina da Educação Física (EF), em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110 e 260.
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Analisar e refletir sobre a importância da coadjuvação enquanto processo colaborativo e de desenvolvimento de autonomia dos professores envolvidos; Promover estratégias de ensino cooperativo/colaborativo, com impacto na avaliação das aprendizagens; Operacionalizar e estruturar das AE de Ginástica ao longo do Ensino Básico, promovendo a recuperação de aprendizagens entre ciclos.
Conteúdos
Módulo(M) 1 Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 h) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. M2 Perícias e Manipulações (Bloco 1) e Deslocamentos e Equilíbrios (Bloco 2) (5 h=2 h online+3 h presencias) Identificar as potencialidades, os desafios e as estratégias no âmbito do trabalho cooperativo entre professores; Análise, organização e planeamento curricular dos Blocos 1 e 2, numa perspetiva de sustentabilidade dos restantes Blocos; M3 Bloco 1 e 2, e as aprendizagens da Ginástica (Bloco 3) (5 h=2 h online+3 h presencias) Modelos de desenvolvimento curricular da EF baseada na realidade Escolar e respeitando as prioridades dos blocos a abordar em função do ano de escolaridade; Análise, organização e planeamento curricular do Bloco 3, enquanto aprendizagens alicerçadas nos Blocos 1 e 2; M4 O Bloco 3 (5 h=2 h online+3 h presencias) Análise, organização e planeamento curricular do Bloco 3, em função das aprendizagens a desenvolver no 3.º e 4.º anos; Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito do Bloco 3. M5 Subárea de Ginástica - Ginástica de Solo (GS) (5 h=2 h online+3 h presencias) Análise, organização e planeamento curricular da matéria GS Situações de aprendizagem para a composição e realização das destrezas de GS, em esquemas individuais e/ou grupo, aplicando critérios de correção técnica. Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito desta matéria. M6 - Subárea de Ginástica - Ginástica de Aparelhos (GA) (5 h=2 h online+3 h presencias) Análise, organização e planeamento curricular da matéria GA; Situações de aprendizagem para a composição e realização das destrezas de GA, aplicando critérios de correção técnica. Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito desta matéria. M7 - Subárea de Ginástica - Ginástica Rítmica (GR) (5 h=2 h online+3 h presencias) Análise, organização e planeamento curricular da matéria GR; Situações de aprendizagem para a composição e realização das destrezas de GR, em esquemas individuais e/ou grupo, aplicando critérios de correção técnica. Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito desta matéria. Módulo Final - (2,5h) Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.
Metodologias
O curso é constituído por 8 módulos (2 obrigatórios e 6 opcionais): Módulo 1 e módulo final Obrigatórios e presenciais Os módulos opcionais (do módulo 2 ao módulo 7) são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na turma de formação. Cada turma de formação frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação em b-learning. Na última sessão presencial haverá uma reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos. Presencial/b-learning: Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando-se entre trabalho em pequeno e grande grupo Elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar na sua prática letiva.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Modelo
A ação de formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Portal da Educação Física http://www.portaldaeducacaofisica.dge.mec.pt
Observações
A turma será constituída por 15 formandos.
Formador
Carlos Dinis Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 03-06-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
9 | 12-06-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |