Desenho Universal para as Aprendizagens: da teoria à prática turma C44T01

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 54, de 6 de julho de 2018 e a Lei n.º 116, de 13 de setembro de 2019, consagram, entre as opções metodológicas, o desenho universal para a aprendizagem (DUA) no acesso ao currículo, como modelos flexíveis, garantindo um acompanhamento e monitorização sistemáticos, com vista à implementação de intervenções, ao serviço das aprendizagens efetivas dos alunos. As respostas dos alunos às intervenções, determinarão as medidas de apoio à aprendizagem a implementar em cada momento, para garantir que todos e cada aluno adquire as competências patentes nos referenciais comuns, valorizando os seus interesses e potencialidades.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Conhecer os conceitos de Desenho Universal para a Aprendizagem e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner; 2. Discutir o contributo da Psicologia e das Neurociências na Educação Inclusiva; 3. Conhecer os princípios do DUA e o modo de o implementar; 4. Integrar os princípios do DUA na planificação; 5. Desenvolver trabalho prático no âmbito da planificação com recurso ao DUA.

Conteúdos

1. Fatores envolvidos no processo de aprendizagem: o contributo das neurociências; 2. Conceito de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); a. Princípios orientadores do DUA; b. Implementação; c. Planificar com recurso ao DUA – um exemplo; 3. Atividade prática: apresentação do trabalho de planificação e discussão

Metodologias

.A 1.ª sessão terá uma dimensão mais teórica, onde serão tratados conceitos relacionados com o Desenho Universal para as Aprendizagens e Estilos de Aprendizagem. A 2.ª sessão presencial terá um caráter prático.

Modelo

A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Formador

Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 07-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 30-04-2025
Fim: 07-05-2025
Acreditação: CDCP36-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal

INSCREVER-ME