
Aprendizagem para todos: o poder do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem) turma C45T01
Apresentação
A ação "Aprendizagem para Todos: O Poder do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem)" justifica-se pela necessidade crescente de garantir ambientes educativos verdadeiramente inclusivos, capazes de responder à diversidade de estilos, ritmos e necessidades de aprendizagem presentes nas salas de aula. O DUA oferece um quadro teórico e prático que permite planear e implementar estratégias pedagógicas flexíveis, prevenindo e tentando remover, barreiras e promovendo a participação e o sucesso de todos os alunos, sem exceção. Ao capacitar os docentes para integrarem os princípios do DUA no seu quotidiano, esta formação contribuirá para a construção de escolas mais equitativas, inovadoras e alinhadas com as exigências atuais da educação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Compreender os fundamentos e princípios do DUA enquanto ferramenta para remover barreiras e promover a participação e o sucesso de todos os alunos. • Identificar barreiras à aprendizagem e estratégias para a sua superação, recorrendo ao DUA. • Explorar exemplos e práticas de operacionalização do DUA no planeamento curricular e na sala de aula. • Promover o debate, a partilha de experiências e a construção colaborativa de soluções inclusivas.
Conteúdos
1. Breve contextualização: desafios da diversidade em sala de aula e necessidade de práticas inclusivas. a. Dinâmica – “Prepare uma refeição para 30 pessoas” 2. Fundamentos e Princípios do DUA a. Atividade Prática: Identificação de Barreiras e Estratégias DUA 3. Planeamento Colaborativo: Do DUA à prática em sala de aula. 4. Debate e Sistematização: a. Quais os principais desafios e oportunidades da implementação do DUA? b. Como articular o DUA com o currículo e as práticas da escola? c. Elaboração coletiva de um quadro-resumo com ideias-chave, estratégias e compromissos para a prática futura.
Metodologias
A sessão terá uma dimensão teórica, onde serão tratados conceitos relacionados com o Desenho Universal para as Aprendizagens, e também um caráter prático.
Modelo
A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Anexo(s)
Formador
Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |