Aprendizagem para todos: o poder do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem) turma C45T01

Apresentação

A ação "Aprendizagem para Todos: O Poder do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem)" justifica-se pela necessidade crescente de garantir ambientes educativos verdadeiramente inclusivos, capazes de responder à diversidade de estilos, ritmos e necessidades de aprendizagem presentes nas salas de aula. O DUA oferece um quadro teórico e prático que permite planear e implementar estratégias pedagógicas flexíveis, prevenindo e tentando remover, barreiras e promovendo a participação e o sucesso de todos os alunos, sem exceção. Ao capacitar os docentes para integrarem os princípios do DUA no seu quotidiano, esta formação contribuirá para a construção de escolas mais equitativas, inovadoras e alinhadas com as exigências atuais da educação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Compreender os fundamentos e princípios do DUA enquanto ferramenta para remover barreiras e promover a participação e o sucesso de todos os alunos. • Identificar barreiras à aprendizagem e estratégias para a sua superação, recorrendo ao DUA. • Explorar exemplos e práticas de operacionalização do DUA no planeamento curricular e na sala de aula. • Promover o debate, a partilha de experiências e a construção colaborativa de soluções inclusivas.

Conteúdos

1. Breve contextualização: desafios da diversidade em sala de aula e necessidade de práticas inclusivas. a. Dinâmica – “Prepare uma refeição para 30 pessoas” 2. Fundamentos e Princípios do DUA a. Atividade Prática: Identificação de Barreiras e Estratégias DUA 3. Planeamento Colaborativo: Do DUA à prática em sala de aula. 4. Debate e Sistematização: a. Quais os principais desafios e oportunidades da implementação do DUA? b. Como articular o DUA com o currículo e as práticas da escola? c. Elaboração coletiva de um quadro-resumo com ideias-chave, estratégias e compromissos para a prática futura.

Metodologias

A sessão terá uma dimensão teórica, onde serão tratados conceitos relacionados com o Desenho Universal para as Aprendizagens, e também um caráter prático.

Modelo

A formação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Anexo(s)

Cartaz

Formador

Maria Rosalina Afonso Rodas Veiga

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 14-05-2025
Fim: 14-05-2025
Acreditação: CDCP37-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: no Agrupamento de Escolas Miguel Torga