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Preparar os alunos para o século XXI. turma C50T01

Apresentação

Ensinar aos alunos as competências do século XXI reveste-se de grande importância, na medida em que devem estar preparados para um mundo interligado e em rápida transformação. Estas competências abrangem o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade, pilares fundamentais para o sucesso para o dinamismo do mundo atual. Numa era marcada pela abundância de informação e pelos avanços tecnológicos, os alunos devem ser dotados da capacidade de analisar, sintetizar e aplicar os conhecimentos de uma forma crítica. Além disso, fomentar a criatividade capacita os alunos de um pensamento crítico e inovador, capaz de enfrentar os desafios e oportunidades de um futuro em constante mudança. Ensinar as competências do século XXI é formar cidadão adaptáveis, resilientes e empáticos, capazes de prosperar num mundo em constante evolução. Estas competências são a chave para maximizarem o seu potencial e para se tornarem cidadãos do mundo informados, empenhados e responsáveis. Esta formação pretende analisar parâmetros chave para formação dos estudantes num século repleto de mudanças. O primeiro prende-se com a necessidade de existência de uma segurança psicológica e de um ambiente inclusivo dentro da sala de aula onde os alunos se sintam seguros para errar, partilhar ideias e expressar-se sem medo. Os docentes, ao construírem uma abertura onde os estudantes não sintam receio em expor as suas vulnerabilidades, promovem a confiança e a participação ativa dos mesmos, favorecendo a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento social e emocional. A seguinte fase tem como objetivo compreender as fases pelas quais as turmas e grupos de trabalho passam analisando o Modelo de Tuckman. Reconhecer estas fases permite intervir pedagogicamente para clarificar objetivos, resolver conflitos e reforçar normas. Um dos parâmetros fundamentais detém-se com a necessidade de integrar as competências globais da OCDE (investigar o mundo, reconhecer perspetivas, comunicar ideias, tomar ações) na prática docente prepara os alunos para um mundo interconectado e multicultural. Desenvolver pensamento crítico, empatia e responsabilidade cívica nas aulas promove cidadãos conscientes, capazes de atuar em contextos diversos, alinhando-se com os objetivos de educação para a cidadania global da UNESCO. O seguinte parâmetro a analisar é a necessidade de ensinar os alunos a adotar diferentes perspetivas, a fomentar a empatia, a comunicação eficaz e a redução do pensamento de grupo. Estas competências são essenciais para a gestão de conflitos e para criar um clima escolar positivo, onde o diálogo e a compreensão mútua prevalecem. No contexto de ensino-aprendizagem também é necessário por parte do docente promover uma cultura de reflexão crítica e inclusão. Ao incentivar a autorreflexão e a procura de múltiplas perspetivas, combate-se o viés e promove-se uma comunicação mais justa e eficaz entre alunos e entre alunos e professores. Um dos parâmetros fundamentais para preparar os estudantes para o século XXI, é a necessidade de fomentar um pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação. Estas competências essenciais são fundamentais para preparar os alunos para desafios complexos e para o mercado de trabalho. A prática docente deve incorporar estratégias como debates, aprendizagem baseada em projetos e exercícios de comunicação para desenvolver estas capacidades de forma integrada e significativa. Outro fator importante é a necessidade de construir relações de confiança com os alunos com o objetivo de aumentar a sua motivação e o envolvimento. O uso de feedback construtivo permite melhorar o desempenho e a autorregulação dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem positivo e colaborativo. Outra necessidade para o futuro é a incorporação de práticas que normalizem o fracasso, construam comunidades de apoio e desenvolvam competências emocionais fortalece a capacidade de adaptação e bem-estar, essenciais para o sucesso escolar e pessoal. Os últimos parâmetros, são práticas pedagógicas que procuram potenciar as competências dos alunos: as abordagens interdisciplinares e a utilização de tecnologia. As abordagens interdisciplinares facilitam a conexão entre disciplinas, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa. O ensino interdisciplinar, prepara os alunos para enfrentar problemas reais com pensamento crítico e colaboração, refletindo a complexidade do mundo atual. A utilização de tecnologia, nomeada utilização de ferramentas de IA na prática docente apoia a colaboração, o pensamento crítico e a comunicação, tornando a aprendizagem mais interativa, personalizada e alinhada com as exigências do século XXI.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Compreender as competências necessárias para enfrentar o século XXI. - Aumentar a capacidade de promover o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação, a colaboração e a criatividade entre os alunos através de metodologias inovadoras. - Aprendizagem da aplicação de ferramentas e estratégias práticas para integrar as competências do século XXI no currículo e na prática quotidiana da sala de aula. - Promover a compreensão dos desafios globais, com o objetivo de preparar os alunos para se tornarem cidadãos do mundo, informados, responsáveis e ativos.

Conteúdos

Segurança psicológica; gestão da dinâmica de turma; competências globais e educação para a cidadania global; resolução de conflitos em contexto escolar; preconceitos e inclusão; pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação no século XXI; a construção de relações e de um feedback construtivo; as abordagens interdisciplinares; o uso da tecnologia para potenciar as competências.

Metodologias

A ACD seguirá uma metodologia essencialmente expositiva - Palestra.

Modelo

A avaliação da ação será feita pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Formador

José Gil Branco Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 10-07-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: CDCP42-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: em regime on-line

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