
"Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos para Apoiar Todos os Alunos" (Disseminação do curso estruturado realizado no âmbito do programa Erasmus+: “Designing inclusive Learning Environments to Support All Learners”) turma C51T01
Apresentação
Num ambiente educativo diversificado, a escola é desafiada em diversas frentes, nomeadamente, na promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e de participação a todos os estudantes. Desenvolver ambientes de aprendizagem que proporcionem condições de aprendizagem adequadas a todos os alunos é cada vez mais um desafio para a escola. Esta ação visa refletir sobre barreiras que podem desafiar a existência de ambientes inclusivos e apresentar estratégias para as ultrapassar. Em contextos diversificados e desafiantes, interessa conhecer ferramentas e desenvolver estratégias diversificadas que promovam a inclusão e a igualdade na escola, diminuindo as barreiras existentes. Esta concretização promove ambientes educativos inclusivos que têm em conta a diversidade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Definir a educação inclusiva, princípios e valores fundamentais - Compreender o processo de inclusão/abordar as barreiras à participação, à aprendizagem e aos recursos para apoiar todos os alunos nas escolas - Utilizar aplicações e ferramentas de IA para apoiar todos os alunos em contextos inclusivos Aumentar a confiança na gestão das necessidades dos alunos
Conteúdos
- Princípios e valores da educação inclusiva - Fontes de barreiras do processo de aprendizagem - Ferramentas digitais que ajudam a remover essas barreiras- Discutir os princípios operacionais para a diversidade, equidade e inclusão
Metodologias
A ACD assume uma metodologia de Palestra, essencialmente expositiva.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line..
Anexo(s)
Observações
Referências Designing Inclusive Learning Environments to Support all Students (2025, abril 12). Disponível em: https://www.teacheracademy.eu/course/inclusive-education Educational Voice. (2025, abril 24). Inclusive learning resources: Empowering education for all students. Disponível em : https://educationalvoice.co.uk/inclusive-learning-resources/ Understood Team. (n.d.). Universal Design for Learning (UDL): What you need to know. Disponível em https://www.understood.org/en/school-learning/for-educators/universal-design-for-learning
Formador
Silvia Paula Vasco Gonçalves da Costa Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-07-2025 (Quinta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |