
Novos horizontes na educação – Job Shadowing em Itália, Espanha e Turquia turma C52T01
Apresentação
As atividades de observação direta em escolas de diferentes países estão relacionadas com o objetivo de internacionalização do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, constante no PEA, e com o Plano Erasmus+, nomeadamente nas seguintes áreas de intervenção prioritária: 1. Competências linguísticas nas diferentes línguas europeias; 2. Conhecimento de outros sistemas de ensino, com organização e gestão distintas, tendo em vista a implementação de métodos diversos de organização e gestão, bem como de projetos diferenciadores; 3. Aquisição de novas metodologias de ensino/ aprendizagem/avaliação e ferramentas diversificadas, com vista à inovação e melhoria de qualidade. Nestas atividades existe uma relação direta, científica e pedagógica com o exercício profissional ao nível da gestão, da organização curricular, da dinamização de projetos, da inclusão e do ensino das várias disciplinas observadas: ciências, tecnologias de informação, educação física e línguas estrangeiras, numa perspetiva de implementação de abordagens múltiplas que contribuem para o desenvolvimento de ações e de ferramentas tendo em vista a inovação e o ensino de qualidade.
Destinatários
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer diferentes sistemas educativos - Promover a reflexão sobre aspetos organizativos e pedagógicos - Desenvolver ações reais que permitam integrar aspetos positivos observados
Conteúdos
Apresentação das dinâmicas observadas nas instituições visitadas: 1. Instituto Superior Enrico Mattei, Cerveteri (Itália) 1.1. A Escola - Instituto Profissional - Instituto Profissional Noturno - Instituto Técnico-Económico - Liceu Linguístico - Liceu Científico 1.2. Serviços - Pessoal escolar - Famílias e estudantes - Oferta formativa 1.3. Aspetos a salientar - Organização Curricular - Trabalho colaborativo - Inclusão - Internacionalização - Projetos desenvolvidos - O processo de ensino/aprendizagem/avaliação 2. Instituto de Educación Secundaria Ramón y Cajal, Murcia (Espanha) 2.1. A Escola - ESO e Bachillerato - Formação Profissional Básica - Formação Profissional 2.2. Serviços - Serviços administrativos - Serviço de tutoria 2.3. Aspetos a salientar - Organização Curricular - Trabalho colaborativo - Inclusão - Internacionalização - Projetos desenvolvidos - O processo de ensino/aprendizagem/avaliação 3. Escola de 2.º e 3.º ciclo Zübeyde Hanim Ortaokulu (Turquia) 3.1. A Escola 3.2. Aspetos a salientar - Organização Curricular - Trabalho colaborativo - Inclusão - Internacionalização - Projetos desenvolvidos - O processo de ensino/aprendizagem/avaliação
Metodologias
A ACD decorrerá na modalidade de Palestra, com uma metodologia essencialmente expositiva.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line-
Anexo(s)
Formador
Ana Cristina Falcão Escorrega
Jorge Manuel Pinto da Silva Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2025 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |