
Criação de aplicações móveis com MIT App Inventor turma PAE51T01
Apresentação
A inclusão do digital na educação é uma realidade nos dias de hoje. A integração de tecnologias digitais no processo de ensino, possibilita que este se torne mais dinâmico e acessível. Além disso, a personalização das aprendizagens, o trabalho colaborativo e a autonomia dos alunos são alguns dos benefícios proporcionados por essa abordagem. Os professores precisam de adquirir competências para o uso eficiente das tecnologias digitais, como, por exemplo, a criação de aplicações com propósitos educativos. O software MIP APP Inventor oferece uma solução acessível e eficaz para criar essas aplicações. O MIT App Inventor é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos visual e baseada em blocos. Isso significa que os professores e alunos não precisam ter conhecimento prévio de programação para começar. O recurso a aplicações personalizadas permite que os professores criem materiais didáticos mais envolventes e atrativos, tendo a possibilidade de promover novas abordagens no processo de aprendizagem. O desenvolvimento de aplicações é uma atividade prática e envolvente. Os alunos podem criar aplicações funcionais que resolvem problemas do mundo real, o que estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos. O MIT App Inventor permite, ainda, que os alunos explorem conceitos de programação enquanto criam aplicações para dispositivos móveis.
Destinatários
Professores do Grupo 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550.
Objetivos
- Descrever os conceitos básicos de desenvolvimento de aplicações móveis. - Identificar os componentes da interface gráfica de um aplicativo móvel. - Utilizar a interface visual do MIT App Inventor para criar aplicações móveis. - Implementar funcionalidades básicas em suas aplicações, como botões, caixas de texto, imagens e sons. - Utilizar sensores do dispositivo móvel para interagir com o ambiente. - Armazenar e recuperar dados em suas aplicações. - Testar e publicar suas aplicações na Google Play Store.
Conteúdos
Módulo 1: Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Móveis (3 horas) - Conceitos básicos de desenvolvimento de aplicações móveis - Vantagens e desvantagens do desenvolvimento de aplicações móveis com MIT App Inventor - Apresentação da plataforma MIT App Inventor Módulo 2: Interface Gráfica do Usuário (GUI) (3 horas) - Componentes da interface gráfica de um aplicativo móvel (botões, caixas de texto, imagens, etc.) - Criação e layout de interfaces gráficas no MIT App Inventor - Propriedades dos componentes da interface gráfica Módulo 3: Programação Básica (9 horas) - Lógica de programação com blocos visuais no MIT App Inventor - Variáveis, tipos de dados e operadores - Estruturas de controle (if-else, switch, etc.) - Loops (for, while) - Eventos e manipuladores de eventos Módulo 4: Funcionalidades Avançadas (7 horas) - Utilização de sensores do dispositivo móvel (acelerômetro, bússola, GPS, etc.) - Armazenamento e recuperação de dados (arquivos, bases de dados) - Comunicação entre telas - Integração com serviços web Módulo 5: Publicação de Aplicações (3 horas) - Teste e depuração de aplicações móveis - Publicação de aplicações na Google Play Store - Políticas e diretrizes da Google Play Store
Metodologias
A formação será ministrada em formato online, através de uma plataforma de ensino à distância (Moodle). A plataforma disponibiliza diversos recursos didáticos, como videoaulas, exercícios práticos, fóruns de discussão e materiais de apoio. Nos momentos síncronos: - Método predominantemente afirmativo (variante expositivo aberto) e interrogativo na explicitação dos conteúdos; - Será seguido um método demonstrativo experimental nos exercícios práticos realizados, com execução dos programas explicada passo a passo. Nos momentos assíncronos: - Realização de tarefas propostas para aplicação dos conhecimentos, com disponibilidade constante do formador para apoio individualizado.
Avaliação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho 4595/2015 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação, com base na participação e empenho demonstrados, bem como no trabalho produzido, assim distribuídos: - Participação individual/grupo - relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de saberes-rigor pertinência e clareza das intervenções - interesse/motivação/iniciativa 40% - Produção de trabalho/material com intervenção direta no contexto educativo 50% - Reflexão Crítica, entrega atempada, correção formal, rigor no conteúdo de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo formador, em conformidade com o regulamento interno do CFAEBN 10%
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Bibliografia
LANG, Karen e TEZEL, Selin (2022), Become an App Inventor: The Official Guide from MIT App Inventor, MITeen Press
Formador
José António da Silva Madalena
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
3 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
5 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
7 | 28-01-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 28-01-2026 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
9 | 04-02-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
10 | 04-02-2026 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
11 | 11-02-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |
12 | 11-02-2026 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:30 | 1:30 | Online assíncrona |
13 | 25-02-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |
14 | 25-02-2026 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:30 | 1:30 | Online assíncrona |
15 | 03-03-2026 (Terça-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
16 | 04-03-2026 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |