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Orientação da Prova de Aptidão Profissional turma PAE67T01

Apresentação

Sendo a Prova de Aptidão Profissional uma componente crucial no ensino profissional, exigindo uma preparação adequada dos professores para a orientação dos alunos de forma eficaz, uma formação contínua que releve a partilha de saberes, metodologias e modelos praticados, torna-se essencial para garantir a qualidade do ensino e a atualização das práticas pedagógicas. Esta ação de formação vai ao encontro dos objetivos e solicitações demonstradas pelas várias entidades e docentes em diferentes momentos, no sentido de promover a excelência educativa e o desenvolvimento profissional.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Acrescentar, aos professores, ferramentas e estratégias necessárias para orientar os alunos na elaboração da PAP;. - Partilhar e discutir diferentes estratégias implementadas pelos professores para garantir o sucesso da PAP; - Aumentar o conhecimento dos participantes sobre metodologias diferenciadoras que possam ser aplicadas no processo de PAP..

Conteúdos

- Introdução à PAP | Definição, objetivos, importância e legislação aplicável - 5 horas - Estrutura da PAP | Fases do processo, documentação - 5 horas - Estratégias de Implementação | Planeamento, gestão do tempo, orientação e acompanhamento - 5 horas - Avaliação da PAP | Contextos, Documentos, Recursos e Critérios de avaliação - 5 horas - Exemplos Práticos | Estudos de caso - 5 horas

Metodologias

A interação e o debate, através de experiências vividas, estratégias aplicadas e boas práticas, estará presente em todas as sessões, como forma de criação de um ambiente de crescimento mútuo e valorização dos processos. Durante as sessões de trabalho será elaborado, pelos formandos, um Plano de Orientação para a PAP, de acordo com os métodos e estratégias discutidas. No final, os formandos serão chamados a apresentar uma reflexão sobre as melhorias a considerar em processos futuros.

Avaliação

Avaliação contínua da participação e envolvimento nas atividades e discussões – 40% Avaliação de exercícios e simulações realizados durante a formação – 10% Elaboração de um Plano de Orientação para a PAP, aplicando as estratégias discutidas. – 50%

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Bibliografia

Legislação - Portaria 235/2028 de 23 de agosto, Decreto-Lei nº 55/2018, de 06 de julho, Decreto-Lei nº 54/ 2018, de 06 de julhoDocumentos de Referência - Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade ObrigatóriaWebsites - Plataformas e ferramentas digitais úteis para a elaboração e apresentação de projetos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
2 17-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
3 20-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
4 24-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
5 27-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 04-12-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
7 11-12-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
8 15-12-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
9 05-01-2026 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
10 08-01-2026 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
Início: 01-10-2025
Fim: 31-07-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-132985/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: em regime on-line