
Maker Spaces: Aquisição de Competências para o Século XXI turma PAE68T01
Apresentação
Com a Educação em constante reinvenção, os docentes não podem ficar para trás, sob pena de perder o fio a uma meada que contribuirá para construir o futuro da sociedade. Esta proposta de formação propõe uma perspetiva sobre os espaços Maker, emergentes dos Ambientes Educativos Inovadores, e que, acompanhando a sua tendência, centram a aprendizagem no papel ativo do aluno, enquanto construtor do seu conhecimento. Pretende-se definir o que são estes espaços e fornecer recursos educativos, com enquadramento na Educação Básica. Estes espaços constituem um ponto de viragem na pedagogia, surgindo principalmente fruto da inspiração de Professores. Verifica-se uma crescente aceitação e motivação para a criação destes espaços nas Escolas, pelo que, urge dotar os Docentes de competências para dinamizar estes espaços e transformá-los no foco central da aquisição de competências por parte dos alunos.
Destinatários
Professores do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Definição de Espaços Maker Apresentação da European Schoolnet, dos seus espaços educativos inovadores e propostas de espaços Maker, bem como do seu programa European Code Week Definição de Pensamento Computacional e sua integração no curriculum Metodologia Flipped Classroom e Aprendizagem por Projetos Importância das atividades de tinkering e programação na aquisição e desenvolvimento de competências para o século XXI nos alunos. Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações)
Conteúdos
Módulo I Os Espaços Maker em contexto educativo (3 horas presencial) Definição de Espaços Maker Apresentação da European Schoolnet, dos seus espaços educativos inovadores e propostas de espaços Maker, bem como do seu programa European Code Week Definição de Pensamento Computacional e sua integração no curriculum Metodologia Flipped Classroom e Aprendizagem por Projetos Importância das atividades de tinkering e programação na aquisição e desenvolvimento de competências para o século XXI nos alunos. Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações) Módulo II Introdução à programação, com e sem objetos tangíveis (3 horas 2 hora síncronas + 1 hora assíncrona) Programação Visual/Blocos: análise de APPs disponíveis e criação de listagem de recursos Atividades de programação sem recurso a computadores (Unplugged Activities) Exploração das diferentes ferramentas e interfaces Módulo III Objetos Tangíveis (5 horas 2h presenciais + 3h assíncronas) Programação de objetos tangíveis Exploração de recursos existentes e publico-alvo Exploração de Cenários de Aprendizagem existentes Produção de Cenários de Aprendizagem Módulo IV Tinkering (6 horas 2h síncronas + 2 horas presencial + 2 horas assíncronas) Exploração do conceito Tinkering e aplicabilidade em ambiente Escolar Visualização de vídeos sobre a temática Circuitos em Papel: exploração Circuitos em papel: produção de recursos Circuitos em papel: produção de recursos com materiais alternativos (dia-a-dia, reciclados ) Módulo V Recursos Educativos para Espaços Maker (5 horas: 3h horas síncronas + 2 horas assíncronas) Exploração de bibliografia referente Tour virtual a diferentes Espaços Maker em Portugal e na Europa Equipamento necessário: Exemplos de listagens de equipamento Pesquisa e produção de Grelhas de Inventário adaptadas ao respetivo ciclo de ensino Planificação de um Espaço Maker na Escola Produção de Relatório Individual Módulo VI Apresentação de Projeto(3 horas presencial ) Apresentação e partilha dos Projetos de Espaço Maker nas Escolas Reflexão conjunta sobre a Oficina Submissão de atividades no site da iniciativa codeweek
Metodologias
Presencial: A oficina irá decorrer na modalidade de b-Learning com sessões presenciais, síncronas e assíncronas, com a seguinte distribuição: 10h presenciais, 7h síncronas e 8h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas Moodle e de videoconferência para dinamizar as sessões. As sessões serão de caráter teórico-prático, baseadas em metodologias essencialmente ativas, com recurso às seguintes técnicas pedagógicas: exposição, brainstorming, reflexão em grupo, seleção de ideias, análise das ideias e prática simulada para a utilização da plataforma online e das ferramentas nela existentes. Trabalho Autónomo: Trabalho autónomo: 25h de trabalho autónomo para planificar atividades e construir recursos, tendo em vista a sua aplicação com as crianças e os alunos em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões; experimentar em contexto educativo atividades planificadas; refletir sobre a aplicação prática e o interesse educativo da utilização das narrativas digitais em contexto educativo. Irá existir uma grande ligação entre as sessões síncronas e o trabalho que é realizado autonomamente.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de um trabalho final individual (em formato multimédia) por parte dos formandos. Excelente (de 9 a 10 valores) Muito Bom (de 8 a 8,9 valores) Bom (de 6,5 a 7,9 valores) Regular (de 5 a 6,4 valores) Insuficiente (de 1 a 4,9 valores) Os formandos serão avaliados com os seguintes critérios: Participação e contributos demonstrados ao longo das sessões: 40% Trabalho de aplicação de conteúdos: 60%
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Bibliografia
Ciências da Computação - Code.org https://code.org/Maker Spaces no Ensino Primário: https://primarymakers.files.wordpress.com/2019/06/makerspaces-in-primary-school-settings-full-report-2018v2.pdfMaker Spaces para a Educação: http://www.makerspaceforeducation.com/makerspace.htmlMartins, G. O., Gomes, C. A. S., Brocado, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A., Horta, M. J. V., Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V, & Rodrigues, S. M. C. V. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÁO, 1.º Ciclo do Ensino Básico, disponível em https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/oc_1_tic_1.pdf
Formador
Liliana Marisa da Costa Fernandes