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As Atividades Rítmicas e Expressivas no âmbito das Aprendizagens Essenciais de Educação Física (do 5º ao 12º ano) turma PAE48T01

Apresentação

As Atividades Rítmicas e Expressivas é uma Subárea das Aprendizagens Essenciais de Educação Física, desde o 5º ano do Ensino Básico até o 12º do Ensino Secundário. Nestas matérias, trabalhamos várias áreas de competência, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como por exemplo: Pensamento critico e pensamento Criativo, Relacionamento Interpessoal, Sensibilidade Estética e Artística e Consciência e Domínio do Corpo. É uma ação que responde às necessidades de formação específica no âmbito das Aprendizagens essenciais, por parte dos Docentes de Educação Física do distrito de Bragança. A Dança é uma matéria motivante para os alunos, por incluir música e permitir a sua expressão através da linguagem corporal.

Destinatários

Professores de Educação Física dos grupos de recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física dos grupos de recrutamento 260 e 620.

Objetivos

- Dotar os formandos de conhecimentos relativos às conceções e metodologia no ensino das Danças Sociais (Danças de Salão) e Danças Tradicionais (Regadinho, Erva cidreira e Sariquité) no contexto escolar; - Contextualizar as propostas no âmbito do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário; - Proporcionar aos formandos a aprendizagem das Danças de Salão e Danças Tradicionais e respetivos conteúdos; - Vivenciar das metodologias propostas através de cenários de prática / avaliação; - Promover o desenvolvimento do conhecimento das Danças Sociais e Danças Tradicionais por parte dos alunos e da sua motivação para a prática.

Conteúdos

– Apresentação. Caracterização e benefícios da prática de Danças de Salão. Diferenças entre Danças de Salão Modernas e Danças de Salão Latino-Americanas. (2 horas). – Danças Latinas e Africanas (Merengue e Kizomba). Aprendizagem de passos básicos e técnicas específicas. Construção de coreografias. Metodologia de Ensino e avaliação. (5 horas). – Danças de Salão Latino-Americanas (Chá-chá-chá, Rumba e Jive). Chá-chá-chá: passo básico, promenade, progressivos laterais e frontais, apresentação e volta. Rumba: passo básico, volta de seis e de três, progressivos e promenade. Jive: passo básico, volta lateral para a direita, volta lateral para a esquerda e volta com troca de lugares. Aprendizagem de passos básicos e técnicas específicas. Construção de coreografias. Metodologia de Ensino e avaliação. (12 horas). – Danças de Salão Modernas (Foxtrot, Valsa Lenta, Tango). Foxtrot: passo básico, rock turn, time step e promenade com volta. Valsa Lenta: passo básico, natural turn, reverse turn e quadrado. Tango: passo básico e rock turn. Aprendizagem de passos básicos e técnicas específicas. Construção de coreografias. Metodologia de Ensino e avaliação. (12 horas) – Avaliação de coreografias realizadas pelos formandos no âmbito das Danças Sociais. (6 horas). Caracterização e breve resumo histórico e cultural das Danças Tradicionais (1 hora) Danças Tradicionais (Regadinho, Erva Cidreira Sariquité e Tacão e Bico). Regadinho: o gingar, passo saltado cruzado e passo saltitado. Erva Cidreira: passo de passeio na 1ª, 2ª e 3ª figura. Sariquité: passo corrido, passo saltado lateral e rodopios. Tacão e Bico: passo tacão e Bico e passo galope lateral. Respeitando as diferentes posturas e posições assumidas em cada dança e executando os passos em sincronia com a música. Exercitação das diferentes coreografias Metodologia de Ensino e avaliação. (9 horas). Avaliação de coreografias realizadas pelos formandos no âmbito das Danças Tradicionais. (3 horas).

Metodologias

O curso de formação será constituído, essencialmente por aulas teórico/práticas. As aulas decorrerão em regime presencial e no ginásio, onde estará todo o material necessário à formação, de forma a se poder implementar e vivenciar cada uma das situações de aprendizagem, pela demonstração, experimentação e execução prática das mesmas. Esta formação irá englobar uma avaliação prática onde, para além da elaboração de coreografias, incluirá a exercitação e ensino das mesmas.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelo CFAE, a saber: 40% para participação e 60% para produção de trabalhos e materiais com intervenção direta no contexto educativo. A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo com base na participação nas sessões. No final propõe-se a elaboração, exercitação e ensino de uma coreografia no âmbito de uma dança à escolha, onde seja revelada a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas tratadas durante a formação. A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da Ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação.

Modelo

A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.

Bibliografia

Castelló. M. (2001).Dança Comigo. Lisboa. Edição de Vega Editora.Rosado, M. C. (1998). As Danças Sociais no Contexto Escolar e não Escolar.Tese de Mestrado. Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana.Salomó Guri, C.(1999). Unidades Didácticas para Secundaria III – Bailes de Salón. Barcelona, Inde Publicaciones.

Formador

Carlos Manuel Carrilho Alves

Início: 01-10-2025
Fim: 31-07-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-125940/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal