Diversidade e interculturalidade, inteligência emocional, resolução de problemas e observação de práticas - Sessão de disseminação Erasmus+ turma D07T01
Apresentação
A sessão de disseminação Erasmus+: Diversidade e interculturalidade, inteligência emocional, resolução de problemas e observação de práticas promove a partilha de conhecimentos e experiências desenvolvidas no âmbito do programa Erasmus+ (cursos estruturados e observação de práticas educativas). A diversidade e a interculturalidade estão no centro da reflexão sobre o valor do diálogo entre culturas e da construção de ambientes inclusivos, em sociedade e em sala de aula. A inteligência emocional assume um papel fundamental na gestão de emoções, na empatia e nas relações interpessoais. A resolução de problemas destaca-se como competência essencial para enfrentar desafios de forma criativa e colaborativa. A observação de práticas permite conhecer diferentes metodologias, valorizar experiências e fortalecer a aprendizagem coletiva. Contextos socioculturais cada vez mais marcados pela diversidade trazem ao ambiente escolar a urgência da integração e da igualdade, sendo necessário aprender a gerir diferenças e possíveis conflitos para bem acolher sem discriminar. Devendo a escola ser um local de crescimento intercultural, respeito e abertura, é importante promover ambientes de trabalho positivos, assumindo estratégias de inteligência emocional para afrontar os desafios. A correta identificação dos problemas melhora a comunicação, abre caminho a tomadas de decisão informadas para a resolução das situações. A troca de experiências e a observação de práticas pedagógicas de diferentes sistemas educativos contribui também para a reflexão e ajuda a perspetivar mudanças.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Melhorar competências de aprendizagem numa sala de aula diversificada e intercultural, conhecendo instrumentos legais de combate ao preconceito e à discriminação, com abordagens promotoras de respeito e inclusão. - Sensibilizar para a importância da Inteligência Emocional em sala de aula e no seio da comunidade educativa - Compreender o que são problemas, aplicando técnicas para a sua resolução. - Promover uma cultura de partilha e reflexão sobre a prática docente - Potenciar a transferência de conhecimentos através da partilha de metodologias e práticas.
Conteúdos
(Apresentação por: Cecília Falcão, Fátima Fernandes, Margarida Marques, Carlos Corredeira e Elisa Lang) 1) “Supporting Diversity with Intercultural Education in the Classroom” -Cultura e Identidade. Sala de aula intercultural, novo desafio para os docentes; -Comunicação intercultural e estereótipos. Preconceitos e perceção da realidade; -Capacidades relacionadas com antidiscriminação e igualdade: enquadramento legal, práticas de empoderamento, responsabilidade na proteção e prevenção; -“Storytelling”, uma ferramenta para consciencialização da interculturalidade, empatia nas relações humanas e mudança social. -Competências-chave para uma sala de aula inclusiva. 2) “Emotional Intelligence Tools in Education" A inteligência emocional na sala de aula: como promover um ambiente de trabalho harmonioso e positivo e melhorar a capacidade de ultrapassar situações desafiantes. Técnicas de autorregulação, estratégias de comunicação e resolução de problemas. 3) “Problem Solving and Decision Making” Resolução de problemas e tomada de decisão: Definição de problema; Fases para a resolução de um problema; Processos para a tomada de decisões; Técnicas para a resolução de problemas; Barreiras à resolução de problemas; Metodologia para a resolução de problemas; Riscos na tomada de decisões. 4) Job Shadowing em escola secundária: observação de práticas letivas e organizacionais Sistema de ensino na Grécia, partilha de metodologias e práticas.
Metodologias
A ACD seguirá uma metodologia de Palestra, essencialmente expositiva.
Modelo
A ação será avaliada pelos formandos através do preenchimento de um questionário on-line.
Anexo(s)
Observações
Referências https://www.teacheracademy.eu/course/intercultural-education/ https://www.proactive-provider.com/kopia-advanced-english https://shipcon.eu.com/erasmus-training-course-problem-solving-decision-making/
Formador
Margarida Peixoto Marques
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |